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Cuide bem do seu coração: você só tem um

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Hábitos saudáveis e diminuição dos níveis de estresse contribuem para que seu coração vá mais longe. Dar atenção devida à saúde evita situações envolvendo problemas cardíacos.

Concordo que vivemos na era moderna dos transplantes. Assim, alguém poderia “emprestar” um coração a você se o seu tiver problemas. Mas os riscos são grandes e o seu corpo pode não aceitar o coração “alheio.” Portanto, ainda é melhor cuidar bem do original.

Muitos pensam que cuidar do coração é simplesmente fazer exercícios, porém existem outros fatores que são tão ou mais importantes. E mesmo o exercício deve ser feito com moderação. Durante uma corrida de maratona aqui na Califórnia, uma senhora na casa dos seus 50 anos teve um ataque cardíaco e veio a falecer. Não tive mais informações sobre o caso, mas como fui diretor de um clube de corridas no passado, resolvi descrever as prováveis causas de sua morte.

Pode ser que a senhora não teve um treinamento adequado. Por exemplo, para correr maratonas, o período de treinamento deve ser de, pelo menos, seis meses. Outras possíveis causas seriam a falta de uma avaliação médica para checar os níveis de colesterol e outros marcadores de ataques cardíacos, bem como a pressão arterial, glicose e eletrocardiograma. Outra possibilidade seria a de ignorar os sintomas e sinais, muito comum em corredores de maratona. Eles são treinados para vencer as dificuldades e seguir mesmo com dores e outros sintomas.

Mas se compararmos o número de pessoas que morrem durante as maratonas com o número de pessoas que morrem por falta de exercício, a diferença é grande. Estima-se que cerca de 500 maratonas são realizadas por ano ao redor do mundo. Se uma pessoa morre por ataque cardíaco em cada maratona (o que provavelmente é uma estimativa alta), seriam 500 pessoas por ano. Por outro lado, morrem 17.9 milhões de pessoas anualmente por doença cardíaca em todo o planeta. Em grande parte, isso acontece por não fazerem exercício. Portanto, o exercício moderado ainda é o mais aconselhável.

É melhor prevenir

Nos últimos anos tive três amigos que morreram de ataque cardíaco, e um fator comum entre eles era o alto nível de estresse. Portanto, para cuidar melhor do seu coração, controle o seu estresse. Pelo menos não deixe que o trabalho e as preocupações guiem a sua vida e procure atividades relaxantes, especialmente junto à natureza. Outros fatores de proteção cardíaca são o controle da pressão arterial, da glicose no sangue, e do peso, através de uma dieta saudável.

Segundo o doutor Caldwell Esselstyn, especialista no tratamento e reversão da doença cardíaca da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, a dieta deve incluir frutas, verduras, grãos integrais e legumes. Por outro lado, a carne vermelha, as gorduras saturadas, as frituras, o açúcar e os carboidratos refinados estão na lista dos alimentos nocivos ao coração. Em um estudo realizado com adventistas sobre sua saúde, constatou-se que o consumo de nozes em ao menos cinco dias por semana diminuiu em 50% o risco de enfermidades cardíacas.

O aumento do peso também afeta o coração. Pense comigo: um aumento de tecido adiposo vai necessitar maior quantidade de sangue para “irrigar” o excesso de células de gordura. Semelhante à irrigação de água de uma plantação, qualquer adição de terreno vai necessitar de uma bomba mais potente para irrigar o excesso de área. Ou então aquela bomba vai quebrar. O mesmo ocorre com a bomba cardíaca. Para resolver o problema, a melhor coisa a fazer é diminuir a área de irrigação. O estilo de vida é importante tanto para prevenir como tratar a enfermidade cardíaca. Assim, fumar e tomar bebidas alcoólicas são hábitos prejudiciais ao coração.

O poeta diz: “Consulte o seu o coração antes de tomar uma decisão!” No caso do coração físico, este também deve ser ‘consultado’ periodicamente para manter a vida e assim habilitar as pessoas a tomar decisões. Portanto, cuide bem do seu coração. Você só tem um!

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne” (Ezequiel 36:26).


Referências

1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Maratona
2. www.who.int
3. Esselstyn, Caldwell (2008) Prevent and Reverse Heart Disease.
4. Sabate et al. (1992) A possible protective effect of nut consumption on risk of coronary heart disease. The Adventist Health Study. August 1992. Archives of Internal Medicine 152(7):1416-24

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