Inicial ALIMENTAÇÃO Alimento que conecta

Alimento que conecta

11 minutos de leitura
0
0
120

Qual a relação da comida com o nosso relacionamento com Deus? Descubra. Bons alimentos ajudam a manter a mente vívida, o corpo cheio de energia e as emoções equilibradas.

Se você nos acompanha há algum tempo, já percebeu que a intenção desta coluna é sempre a de conectar a alimentação saudável a outras áreas da vida, e hoje a nossa conversa não será diferente. A reflexão que te convido a fazer comigo é sobre a importância de nos conectarmos com nosso Pai celestial, e como podemos fazer escolhas que nos conduzam a essa intimidade com Ele.

A pesquisadora e doutora em psicologia Edyleine Bellini Peroni Benczik enfatiza em um dos seus artigos a importância da figura paterna no desenvolvimento da criança. A interação entre pai e filho é um dos fatores decisivos para o progresso cognitivo e social; a criança cujo pai é presente e participativo em sua vida está mais propensa à aprendizagem e à integração na comunidade. Vale lembrar que a figura paterna pode estar na vida das pessoas de diferentes formas, como um padrasto, tio, sogro, avô, avó, mãe e até mesmo um professor.

Durante muito tempo, a figura paterna foi associada a disciplina e autoridade, mas, devido às diversas transformações sociais ao longo dos anos, agora soma-se a ela a imagem de carinho, brincadeiras e atuação direta na educação das crianças. Isso é muito bom, afinal, uma relação assim, completa e equilibrada, é muito mais saudável para os filhos e contribui para que desenvolvam uma boa autoestima e uma estrutura psicológica forte, capaz de tomar decisões mais assertivas.

Se a importância de uma boa relação com nosso pai aqui na Terra já é tão comprovada, muito mais valioso é termos um relacionamento saudável, verdadeiro, firme e diário com o nosso Pai celestial, não concorda?

Foco na coisa certa

Quem nunca chegou ao final de um dia ou semana com aquela sensação de sobrevivência? As ocupações e preocupações foram tantas que as horas simplesmente passaram. Você nem mesmo é capaz de lembrar dos detalhes com clareza. O cenário do mundo, realmente, mudou muito nas últimas décadas, e a nossa cultura atual nos pressiona a ter uma vida veloz, eficiente e produtiva. Mas para nós, que acreditamos na vida eterna, o que é ter uma vida de sucesso? Esta é uma reflexão que precisamos fazer constantemente, para que nossos objetivos não estejam fixados apenas aqui nesta Terra, mas em um porvir que não está tão distante.

Então, que atitudes e hábitos podemos desenvolver para manter a conexão com o nosso Pai celeste e desejar estar logo com Ele? Como profissional da área, eu posso te dizer que a comida impacta profundamente o nosso cérebro e emoções. Uma alimentação saudável, que combina corretamente vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis ajuda a melhorar nosso raciocínio, níveis de energia, memória, enfim, todas as funções do nosso organismo.

A influência da alimentação na saúde mental é inquestionável. A ciência já comprovou isso inúmeras vezes. E esses resultados podem ser observados em pessoas de todas as idades. Um estudo divulgado na revista BMJ Open apontou que “a ingestão de frutas e vegetais pode desempenhar um papel potencial como um fator não apenas físico, mas também de bem-estar mental na população em geral”. Você já percebeu que consumimos mais açúcar quando estamos tristes ou irritados? Ou que comemos em excesso quando estamos ansiosos, especialmente alimentos com alto teor de cafeína, como chocolates?

É importante lembrar que a alimentação, por si só, não soluciona os problemas de saúde mental. Entretanto, ela tem uma influência enorme na nossa vida e devemos tomar conta dela. A qualidade e mesmo a quantidade dos alimentos que ingerimos interfere no nosso humor, energia e equilíbrio, estando frequentemente envolvida em gatilhos ou sintomas relacionados a doenças mentais.

Aí vêm as dicas

Como de costume, eu trouxe uma lista de sugestões com alimentos que têm uma influência muito positiva para um bom funcionamento do nosso corpo. Hoje, em especial, o foco é nos benefícios para o cérebro:

  • Os tomates contêm licopeno, que ajuda a combater os danos celulares identificados na doença de Alzheimer;
  • O peixe contém um nível elevado de ômega 3, que ajuda no desenvolvimento saudável do sistema nervoso, e iodo, para melhorar a clareza mental;
  • Os alimentos integrais contêm ácido fólico B12 e B6, que ajudam a melhorar a memória;
  • A laranja e o limão contêm vitamina C, para aumentar a agilidade mental;
  • As sementes de abóbora contêm zinco, que estimula a memória e as habilidades de pensamento;
  • Os cereais enriquecidos são uma boa fonte de vitamina B12, que reduz os níveis de homocisteína que podem contribuir para a doença do Alzheimer;
  • O brócolis proporciona vitamina K, que melhora a função cognitiva;
  • A sálvia é boa para melhorar a memória;
  • As nozes são uma boa fonte de vitamina E, que ajuda a melhorar a memória.

Uma boa alimentação produz resultados positivos para o corpo e para a mente. Dependendo dos nutrientes que o cérebro recebe, sua atividade e os resultados cognitivos são diferentes. Esses nutrientes também são responsáveis pela produção de neurotransmissores. Agora imagine em que medida aquilo que comemos influencia, positiva ou negativamente, a nossa conexão com Deus. Você já recebeu uma ligação importante, mas havia tanto barulho e chiado que você não conseguiu entender nada do que era falado? A mente é o nosso canal de comunicação com o Pai, e precisa estar limpa e sem ruídos.

Como seria poder, todos os dias, conversar de maneira clara e ouvir nitidamente a voz do nosso Pai dando conselhos, guiando nossos passos e sendo aquela companhia cheia de amor? Se hoje você tem hábitos alimentares e um estilo de vida que te afastam desse relacionamento com Deus, reveja isso. Precisamos focar nossa busca nos tesouros eternos, e precisamos sempre buscar maneiras de não permitir que as correntezas dessa vida nos afastem do único lugar seguro: o colo do nosso Pai de amor.

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por PORTAL SAUDE 7
Carregue mais ALIMENTAÇÃO

Deixe um comentário

Verifique também

Janeiro chegou, e agora?

Olhe para o futuro e veja que temos uma vida eterna a nossa disposição. A forma como reage…