Inicial CAMPANHA MENSAIS 2021 Janeiro chegou, e agora?

Janeiro chegou, e agora?

8 minutos de leitura
0
0
110

Olhe para o futuro e veja que temos uma vida eterna a nossa disposição. A forma como reage, lida e sente servem de termômetro para verificar a temperatura da sua saúde emocional.

O mês de janeiro pode ser considerado simbolicamente por muitas pessoas como uma página em branco para escrever uma nova história de vida no ano que está começando. Pensando nisto, em 2014, profissionais da área de psicologia, no estado de Minas Gerais, criaram uma campanha para gerar mais visibilidade sobre o cuidado com a saúde mental. E a cada ano, esta campanha tem ocupado mais espaço na sociedade brasileira. A Campanha Janeiro Branco de 2024 tem como tema principal “ Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer, agora? ”.

E para você? O que significa o mês de janeiro? Uma nova oportunidade para escrever uma nova história ou apenas mais um mês e mais um ano em que mudará o calendário da sua mesa e nada mais? Seja qual for a sua resposta, fato é que Janeiro chegou, e agora?

Bem-estar emocional 

Quando se fala em saúde mental, geralmente se faz uma associação aos transtornos ou às doenças mentais, no entanto, este campo é mais amplo do que parece. O estado de bem-estar emocional está relacionado à forma com reagimos às exigências da vida; à maneira como harmonizamos nossos desejos, capacidades, ideais e emoções frente às dificuldades. Em outras palavras, a forma como reage, lida e sente servem de termômetro para verificar a temperatura da sua saúde emocional.

O convite para este mês é refletir sobre a vida. Por onde começar? Analise o ano que passou ou os anos que já passaram. Você pode me perguntar: Mas eu não deveria deixar o passado lá atrás? Eu responderia: Sim e não. A análise se faz necessária para que possa ter contato com o que planejou, programou, listou, pensou, agendou, e que, por algum motivo, não realizou. Seria uma autoavaliação.

Após esta etapa, selecione o que ainda faz sentido para sua vida em janeiro de 2024. Então, traga suas anotações para este novo ano. O que não faz mais parte da sua vida ou perdeu a necessidade e o sentido, deixe para trás, é o momento de desapegar. Só traga para a sua folha em branco o que for importante para você.

Disposição para realizar

Após a revisão dos anos anteriores, vamos dar mais um passo? Neste momento, seja sincero com você mesmo: o que de fato está disposto a fazer para realizar o que está planejando?

  • Liste as coisas que mais lhe distraem e tiram do seu foco e decida o que fazer com elas. Ou aprenda a usar com moderação ou elimine da sua vida.
  • Liste assuntos ou situações que precisam ser resolvidas e estão sendo adiadas ano a ano. Não tem como chegar em janeiro de 2025 com novos resultados, se não resolveu as pendências de 2015.
  • Defina mini metas para cada área da sua vida. (Profissional, acadêmica, conjugal, espiritual, saúde, financeira, social, filho, etc.)
  • Defina por onde começar, data, hora, local. Quanto mais detalhes específicos, maior probabilidade em realizar. Exemplo: Vou começar uma atividade física. Farei caminhada de segunda a sexta-feira, no horário de 5h30 às 6h30, no condomínio aonde moro.

Considere que estas orientações iniciais podem ser o começo para prevenir ou enfrentar problemas emocionais, ajudando a dar passos significativos em sua vida. O que se quer é evidenciar a importância do autocuidado, prevenir um quadro severo de adoecimento e destacar a importância de falar sobre saúde mental.

Para finalizar e ainda na tarefa de olhar para o tempo, olhe para o passado e veja um Deus que deu Seu filho para morrer na cruz por mim e por você. Olhe para o futuro e veja que temos uma vida eterna a nossa disposição. E, principalmente, olhe para o presente e viva, viva em abundância de saúde, de paz, de alegria, de trabalho, de recursos financeiros, de levar a mensagem de salvação, em ajudar pessoas.

Os problemas também existirão este ano, mas você pode estar mais preparado para lidar com eles e manter suas emoções alinhadas com o propósito divino. Janeiro chegou, e é isso que podemos fazer!


Andreina Sales é psicóloga, doutora em Psicologia e anciã da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Comunidade Ser, em Manaus.

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por PORTAL SAUDE 7
Carregue mais CAMPANHA MENSAIS 2021

Deixe um comentário

Verifique também

Os marca-passos mais recentes diminuem os riscos e melhoram o tratamento personalizado

Novas tecnologias permitem que pacientes com problemas cardíacos tenha mais qualidade de v…