Pessoas que não dormem o suficiente sentem falta de energia para as tarefas diárias, ficam deprimidas ou irritadiças, queixam-se de dificuldade de concentração, apresentam maior frequência de doenças infecciosas, acidentes automobilísticos e envelhecem mais rapidamente.
Há evidências consistentes de que a privação de sono também aumente o risco de diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e obesidade. Por outro lado, os adultos que dormem mais do que sete a oito horas por dia enfrentam problemas semelhantes aos que dormem menos do que o necessário.
Orientação
Os adventistas aconselham que, além de se dormir o número de horas correta diariamente, é importante reservar um dia da semana para um processo de restauração das relações sociais e familiares, descanso das atividades física e mentais cotidianas e maior conexão espiritual com Deus. A orientação é que esse dia de parada estratégica para o corpo e a mente seja o sábado.
Dicas práticas
- Algumas dicas importantes para se dormir melhor:
- Habitue-se a ter padrões regulares de sono, pois o corpo funciona em ritmos.
- Faça exercícios regulares conforme a orientação do médico.
- Não durma com o estômago cheio. Cultive o hábito de tomar uma refeição leve à tardinha ou bem cedo à noite.
- Evite bebidas ou alimentos com cafeína, pois são estimulantes e podem tirar o sono.
- Evite situações estressantes antes de dormir e tire TV ou computador do quarto. Resolva desentendimentos familiares durante o dia e não na hora do sono.
- Concentre-se em questões espirituais, faça uma leitura bíblica e ore. Isso vai ajudar, também, no relaxamento.