Seja saudável

8 minutos de leitura
0
0
70

Um novo ano é uma oportunidade para investir em novos hábitos para a sua saúde. Elaborar uma lista de metas pode ser um estímulo para adotar um novo estilo de vida

Mesmo diante de um período de grandes desafios, estamos dando início a um novo ciclo de metas e objetivos. No entanto, uma questão que sempre surge é: como vou cuidar da minha saúde neste ano? O que eu preciso fazer para alcançar meus sonhos? E, com certeza, nas metas que traçamos no início do ano sempre vêm as questões relacionadas à alimentação saudável e exercício físico.

Não é raro chegar ao fim do ano com a meta do dia 1º de janeiro ainda incompleta. Muitos acabam percebendo que não conseguiram transformar seus planos em realidade. A verdade é que poucas pessoas conseguem, de fato, colocar em prática seus objetivos como gostariam. A questão que fica é: neste ano, como colocar em prática uma vida saudável?

Vamos conversar de uma forma muito direta e prática para te ajudar a ver as coisas com clareza e objetividade. Se você não sabe como começar ou recomeçar a ter hábitos que façam bem para a sua saúde, ou elaborar suas metas, essas dicas podem ser um ótimo início. Veja cinco conselhos para te ajudar a tornar sua vida mais saudável:

  1. Tenha metas que possam ser conquistadas!
    Ter um planejamento que você consiga cumprir é fundamental. Nunca se esqueça de que a mudança de hábitos evolui com o tempo. Ninguém acorda fitness sem nunca ter ido à academia ou vira um atleta “do nada”. É preciso constância e treinamento. Adaptar metas à realidade faz com que você consiga cumprir o combinado e, principalmente, respeite o seu próprio tempo. E caso seja preciso adaptar o plano inicial, realizar ajustes nas metas, faça! Mas não abandone seus planos.
  2. Olhe sempre para o “copo meio cheio”!
    Foque mais em alimentos nutritivos que você pode incluir em sua dieta do que em alimentos para excluir. Uma educação alimentar sempre vai ser mais eficaz aumentando a variedade. Experimente novos sabores e amplie as possibilidades. É melhor do que tentar comer o que não gosta a todo custo. Permita-se gostar de novos alimentos, especialmente na categoria das frutas, vegetais e hortaliças.
  3. Esqueça os erros do passado!
    Os excessos cometidos anteriormente ou nos finais de semana já ficaram para trás. Aproveite para encarar um novo momento. E tenha paciência. A recuperação ou a transformação do nosso corpo também necessita de um espaço de tempo para acontecer.
  4. Dê mais valor às mudanças de hábitos do que aos números na balança!
    Foque na mudança e persista. Os resultados estéticos, se forem da sua vontade, virão com o tempo.
  5. Uma meta nunca deve começar com um “não”!
    Quando você cria restrições, sua mente automaticamente vai tentar lhe sabotar e aumentar ainda mais o seu desejo por aquilo que você restringiu. Esse erro é muito comum. Muitas pessoas criam metas como: não consumir açúcar por 30 dias ou não comer fast food durante duas semanas. Você pode até conseguir cumprir o objetivo por um tempo, mas, na maioria das vezes, eles falham a longo prazo.

De olho nas metas

Muitas vezes, a alteração de hábitos não acontece simplesmente por que não há uma real vontade de mudar. Consequentemente, o primeiro passo para transformação já fica comprometido e o planejamento é adiado. Mas se você quer mudar de verdade, comece agora! E não tenha medo ou vergonha das pequenas atitudes. Use as dicas, elas são fundamentais.

E não se esqueça que para ter uma alimentação saudável é necessária a prática de exercícios físicos e estar em sintonia com seu médico para detectar qualquer alteração ou necessidade. Quer duas dicas extras? Quer mudar e não sabe quais metas estabelecer? Os oito remédios naturais são o seu maior parâmetro. Não se esqueça: os pequenos passos vão te motivar e te colocar cada vez mais perto do seu objetivo final.

 

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por PORTAL SAUDE 7
Carregue mais NOTÍCIAS DA SAÚDE

Deixe um comentário

Verifique também

Janeiro chegou, e agora?

Olhe para o futuro e veja que temos uma vida eterna a nossa disposição. A forma como reage…