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Vida pessoal e profissional: como conciliar para uma melhor qualidade de vida?

É no equilíbrio da vida pessoal e profissional que se concentra um dos segredos para quem almeja qualidade de vida e bem-estar. Os excessos podem desestabilizar e prejudicar a realização de planos e sonhos.

O ideal é que as vivências sejam dosadas de forma a permitir que alguém aproveite o melhor das suas conquistas. O trabalho é importante, mas é fundamental que o corpo e a mente estejam saudáveis.

Como gerir bem a rotina entre a vida pessoal e profissional? Neste post, trouxemos uma reflexão sobre a importância da ponderação na dedicação ao trabalho e aproveitamento da vida. Continue a leitura e conte com dicas de como alcançar essa harmonia!

Por que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é tão importante

Imagine aquele prato predileto, repleto dos ingredientes que você mais ama. Sugere algo irresistível não é mesmo? É normal ver o apetite aumentar, mas cuidado, pode ser que você exagere na hora da refeição.

O resultado é, possivelmente, uma indigestão pelo excesso. Assim é a vida, ou seja, tudo que ultrapassa um determinado limite, pode causar desconforto e não fazer bem à saúde corporal e mental.

É essencial que as realizações pessoais e profissionais sejam bem distribuídas e conquistadas dentro de uma aplicação aceitável, que contribuam para a satisfação e não aquela sensação estranha de que algo ficou pendente ou foi mal vivenciado.

6 dicas para uma vida plena e uma carreira bem-sucedida

Por mais que você se empenhe mentalmente em dizer que está tudo sob controle e sendo justo consigo mesmo, é nas ações que, verdadeiramente, você vai perceber se os resultados estão favoráveis.

Muitas vezes, quem não balanceia esses dois aspectos importantes, tende a se frustrar quando percebe que o tempo passou e não atingiu um ou mais objetivos — nunca é tarde para reavaliar a vida e buscar um novo caminho.

Alcançar o ápice da carreira profissional, paralelo a uma vida feliz e sem culpas é um desafio que exige disciplina. Para ajudar você, trouxemos algumas dicas de como ser uma pessoa de bem com a vida e, ao mesmo tempo, um profissional de talento!

1. Planeje tempo x tarefas

Já foi o tempo em que fazer horas extras ou levar trabalho para casa eram sinônimos de competência e dedicação. Esse é um comportamento típico de quem tem dificuldades em administrar o tempo e planejar melhor a rotina.

É claro que existem exceções, que devem ser tratadas como tal, mas o fato é que muitas pessoas acabam não organizando a agenda do dia e se perdendo no meio do caminho, acumulando atividades.

Existe um ditado que diz que “urgente é tudo aquilo que deixou de ser feito em tempo hábil”. Tenha o cuidado ao absorver muitas tarefas ao mesmo tempo. Em vez de resultados, tudo o que você vai conseguir é uma bela estafa mental, ao tentar ser multitarefas.

Saiba priorizar as atividades e distribuir dentro das horas programadas. Ao voltar para casa, tente se desligar e dar atenção às questões da vida pessoal. Reserve um tempo para ler um livro, cozinhar, ouvir uma música e apreciar a vida.

Estabeleça metas profissionais, sempre incluindo os objetivos de vida, intercalando as responsabilidades com os momentos de lazer e descanso. Escolha, se possível, trabalhar com o que gosta para garantir maior prazer na sua rotina profissional.

2. Conheça a si mesmo

O quanto você realmente se conhece e dá atenção verdadeira quando algo parece não funcionar corretamente? O autoconhecimento é fundamental para quem está em busca de manter a vida pessoal e profissional equilibrada, com o pensamento sempre positivo.

Saber até onde vão os limites, físicos e mentais, ajuda a entender quando é chegada a hora de recuar no excesso de trabalho. Um profissional bem-sucedido é aquele que, com inteligência emocional se preocupa primeiro em estar bem, para agregar valor à empresa.

Por isso, não é só a vida profissional que deve ser regrada. Nos dias de folga é preciso observar o que faz bem e conecta com o lado positivo e saudável. Procure sempre por atividades que auxiliem no descanso do corpo e da mente.

3. Priorize a saúde

Seja o amor da sua vida! Essa é uma frase que sugere um comportamento egoísta, mas, na verdade estamos falando sobre a importância de cuidar da saúde do corpo para abrigar uma mente sadia.

Pessoas que trabalham por horas a fio, sem trégua ou pausa, tendem a desenvolver doenças mais cedo do que aquelas que arrumam um tempinho para fazer check-up e se cuidar preventivamente.

Alegar falta de tempo é protelar uma questão inadiável e inegociável. A saúde deve estar sempre em primeiro lugar. A prática de atividades físicas, aliada a uma alimentação saudável e cuidados essenciais com a saúde, fará de você um profissional mais disposto e produtivo.

4. Reserve momentos para relações

A família e os amigos são pilares de uma vida pessoal sadia. Passe o melhor tempo possível ao lado das pessoas que são importantes para você. Os problemas de relacionamento, muitas vezes, acontecem em função do distanciamento criado pela ausência.

Se você não mora com seus pais, programa-se para visitá-los e para conversar amenidades. Se já tiver filhos, não deixe de aproveitar a companhia deles enquanto estiver em casa.

Esqueça o trabalho no final de semana e faça algo totalmente diferente da rotina. Saia para passear, brinque com as crianças, com o bichinho de estimação, mas deixe o trabalho de lado para renovar os pensamentos e a forma como você lida com as responsabilidades.

A autorrealização não está condicionada apenas ao trabalho ou à vida, mas sim à junção dos acontecimentos nessas duas esferas, que são importantes e, em muitos casos, igualitárias.

Procure estar inteiro para entregar o melhor, de acordo com o que você estiver vivendo no momento. As pessoas à sua volta, que gostam de você e da sua companhia, perceberão o seu cuidado em separar as duas rotinas.

5. Durma bem para acordar bem

As boas horas de sono são primordiais para quem deseja ter um dia produtivo. O sono é reparador e costuma dar ao corpo e à mente, o descanso necessário para enfrentar a rotina de trabalho no dia seguinte.

Quem dorme mal, acorda com a sensação de cansaço e improdutividade. Tenha respeito pelo seu corpo e, sobretudo, pela sua mente que precisa de descanso. Dormir muito tarde consome a energia que deveria ser reposta durante o sono.

Evite ficar acordado até tarde vendo TV ou mexendo no celular. Inclusive, ao acordar, sobreviva ao hábito de conferir — antes mesmo de se desejar um bom dia — as últimas postagens nas redes sociais.

Programe-se para deitar antes que o sono esteja batendo à porta. Os minutos que antecedem são importantes para uma reflexão sobre o dia, o que não foi bom e o que pode ser alterado.

Da mesma forma pela manhã, tente acordar minutos antes e alongar o corpo, levantando-se de forma suave, sem o desespero pelo atraso. Você vai perceber uma melhora bastante significativa ao mudar esses hábitos.

6. Mantenha hábitos alimentares saudáveis

Chegamos a uma parte tão importante quanto as que elencamos até aqui. Um estilo de vida saudável será incompleto sem uma alimentação nutritiva e balanceada. Lembra do início, quando falamos que o excesso em uma refeição pode ser indigesto?

Da mesma maneira, a falta pode acarretar deficiências de vitaminas e proteínas essenciais. Uma boa alimentação é responsável por conceder ao organismo as reservas de energia necessária para corpo e mente bem dispostos.

Conheça bem os alimentos, sua concentração vitamínica e faça a combinação diária adequada. Entendemos que muitas vezes, o tipo de rotina profissional pode comprometer e influenciar a alimentação.

Por isso, já existem no mercado, opções de alimentos saudáveis, com o valor nutritivo ideal, para facilitar a vida de quem não tem tempo para cozinhar, por exemplo. A reeducação alimentar é mais um fator que influencia, substancialmente, na qualidade de vida pessoal e profissional.

É importante, sempre que possível, ter 3 refeições por dia, incluindo frutas no cardápio. Além disso, o consumo de água, de acordo com seu peso, deve ser instaurado como algo obrigatório e inquestionável.

Na hora do almoço, faça a digestão corretamente, procurando não voltar ao trabalho em seguida, sob a alegação de falta de tempo. Para o jantar, escolha uma refeição leve, fácil de digerir, para não interferir na qualidade do seu sono.

A conciliação da vida pessoal e profissional depende de uma mudança na percepção sobre os hábitos e como você se comporta diante deles. Identifique os pontos de melhorias, fortaleça aqueles que são positivos e implementem novas atitudes, preservando o amor e o respeito por si mesmo.

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