Novidades

O QUE É ESTILO DE VIDA?

O QUE É ESTILO DE VIDA?
A mensagem de saúde nos escritos de Ellen G. White

A. O QUE É ESTILO DE VIDA?

É a soma dos hábitos diários de uma pessoa, que podem resultar em saúde, enfermidades, ou na cura destas. de acordo com os escritos de Ellen G. White, esta mensagem que traz bênçãos inestimáveis, abarca o estilo completo da vida da pessoa: hábitos de higiene e limpeza, hábitos de saúde ambiental, estilo de tratamento e cura da enfermidade, e hábitos de saúde pessoal como alimentação, atividade física, recreação, postura, respiração, uso da água, temperança, descanso, estratégias para enfrentar o estresse e confiança no poder divino.

B. PRINCIPAIS HÁBITOS NA ÁREA DA SAÚDE PREVENTIVA

Ellen G. White destacou a importância de um regime alimentar natural, nutritivo, variado, consistindo de cereais, frutas, legumes e oleaginosas como a base para se obter melhor e maior energia física e mental. Enfatizou também a preparação e apresentação simples, mas atrativa e rica dos alimentos. Incentivou o consumo de frutas e verduras como parte do regime alimentar diário ideal, como componentes importantes de uma dieta por um período de tempo para prevenir a enfermidade, e como tratamento para o enfermo. recomendou uma vida ativa, traduzida em exercício físico, mas com equilíbrio nas atividades. Sublinhou, ainda, a importância da condição mental do indivíduo; seus pensamentos, sentimentos e emoções, e o impacto no organismo físico.

C – SAÚDE CURATIVA

Segundo Ellen G. White, a saúde é a recompensa da obediência às leis naturais e espirituais de deus, e a enfermidade é o resultado da desobediência a elas.

O enfermo deve, então, buscar a causa, corrigí-la e assumir um cuidado ativo, mediante o uso de bastante água, exposição à luz do sol, respiração correta, prática de exercício físico, descanso, abstinência, regime alimentar adequado e confiança no poder divino. Este conceito da dinâmica do tratamento parece harmonizar-se com a trilogia epidemiológica: fator, hóspede e meio ambiente. O fator externo entra e se aloja no hóspede (o organismo da pessoa), e o meio ambiente pode também influenciar negativamente no organismo, ambos produzindo a enfermidade. As condutas de saúde, o estilo de vida do hóspede, e sua constituição, podem facilitar, piorar, prevenir, resistir ou curar a enfermidade.

D) O VALOR DA MEDICINA

Segundo Ellen G. White, Cristo é o chefe da profissão médica. O médico colabora com Cristo – Sustentador de todos os sistemas imunológicos e reparadores do nosso corpo. é muito interessante quando se diz que o médico-missionário deveria preparar missionários médicos (missionários que adquirem conhecimento de saúde) a fim de propagar e difundir os princípios, educar as pessoas e aplicar tratamentos simples.

Facebook Comments

sobre saude7 saude7

Além disso, verifique

Chorar faz bem? Descubra!

Chorar faz bem: não é só uma expressão emocional natural, mas também é saudável, com …

Deixe uma resposta

×

Portal Saúde comciência

Cuidar da Saúde é o Princípio de Deus...

× Atendimento Online!