Novidades

Estilo de vida saudável pode diminuir chance de AVC em até 90%

Segundo especialista, os 8 remédios da natureza tem papel fundamental na prevenção do Acidente Vascular Cerebral.

Mais conhecido como “derrame”, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de mortes no mundo. Segundo a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), uma em cada quatro pessoas sofrerá um AVC durante a vida. Porém, até 90% desses acidentes podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.

Para entender mais sobre a doença, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN) conversou com o neurocirurgião Herisson Duarte Dias, membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e especialista em Neurocirurgia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer. Para ele, os oito remédios da natureza têm papel significativo na prevenção.

Existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral. Quais são eles e como acontecem?

Os dois tipos são o Acidente Vascular Isquêmico e o Acidente Vascular Hemorrágico. O primeiro é causado pela obstrução de alguma artéria no cérebro, enquanto que o segundo ocorre quando há um rompimento em algum vaso sanguíneo cerebral, provocando assim um sangramento.

Quem está mais propenso a ter um AVC? Que práticas facilitam um Acidente Vascular Cerebral?

Dentre os fatores que estão associados ao aumento do risco de ocorrer um Acidente Vascular Cerebral estão: a hipertensão arterial sistêmica; certas doenças cardíacas; diabetes mellitus; níveis elevados de colesterol; sedentarismo; tabagismo; uso de bebidas alcóolicas; estresse e depressão. Pessoas que possuem um ou mais destes fatores encontram-se mais propensas a apresentar esta doença.

Quais os sintomas visíveis de um AVC? E o que fazer quando notá-los?

Os sintomas que devemos observar são variados e ocorrem, geralmente, de maneira súbita. Entre eles encontram-se: a fraqueza ou o formigamento na face (muitas vezes, os dois podem estar associados), no braço ou na perna, em apenas um dos lados do corpo; quadro de confusão mental; alteração na fala ou na forma de compreender o que é dito; alteração na visão; alteração no equilíbrio; tontura e cefaleia intensa de início súbito. A partir do inicio dos sintomas deve-se, de forma imediata, ligar para um serviço médico de urgência ou procurar um hospital para atendimento.

Para quem sobrevive a um dos tipos de AVC, quais são as possíveis sequelas?

Existem diversos tipos de sequelas específicas, dependendo da área do cérebro afetada. Dentre elas, pode-se citar: fraqueza na face e nos membros; alteração no jeito de falar ou mesmo de se comunicar; mudança comportamental; alteração na memória; dificuldades para se locomover e alteração na visão. Essas sequelas deverão ser abordadas em um longo processo de reabilitação.

Como evitar um AVC? Os oito remédios da natureza também são eficazes na prevenção?

Para se prevenir o Acidente Vascular Cerebral, deve-se manter uma vida saudável e equilibrada, sendo que os oito remédios naturais podem contribuir significativamente nesse propósito. Nesse sentido, é importante uma alimentação saudável, com abundância de frutas e vegetais, bem como com restrição de alimentos ricos em gordura e alto teor de sódio. Também contribuem para a prevenção a prática regular de exercício físico; o exercício da temperança, o que abrange a abstinência de certos tipos de drogas lícitas e ilícitas; e a manutenção de acompanhamento médico, bem como a realização do tratamento indicado para doenças preexistentes como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e certas doenças cardíacas.

Ademais disso, importa ressaltar que ter confiança em Deus e realizar repouso diário e semanal também auxiliam, uma vez que atuam de forma direta no combate e prevenção do estresse, o qual consiste em uma das causas do Acidente Vascular Cerebral.

Facebook Comments

sobre saude7 saude7

Avatar

Além disso, verifique

Psicólogo aponta caminhos para superar os principais dramas da vida

Em linguagem simples e direta, livro traz princípios para desenvolver a inteligência emocional para quem …

Deixe uma resposta

×

Portal Saúde comciência

Cuidar da Saúde é o Princípio de Deus...

× Atendimento Online!