Novidades

Dormir bem é essencial para a saúde! Saiba como ter boas noites de sono

Dormir bem é essencial e contribui para uma vida de bem-estar e leveza. O repouso noturno é o fechamento do dia, com o merecido descanso, preparação do corpo e da mente para o dia seguinte.

Uma noite mal dormida acarreta diversos problemas de médio e longo prazo. A mente pode ficar sobrecarregada e o corpo dar sinais de um cansaço contínuo. A recorrência afeta a saúde, causando danos, por vezes, irreversíveis.

Neste post, vamos falar sobre a importância de dormir bem, o tempo ideal do sono diário e contribuir com orientações importantes para quem deseja adormecer de forma adequada, preservando a saúde e a qualidade de vida!

A importância de dormir bem

Apesar do sono fazer parte do grupo de necessidades fisiológicas, muitas pessoas têm dificuldades para dormir bem. A falta do sono pode ter origem em diversos fatores que precisam ser investigados e descobertos o quanto antes.

Embora seja recomendado o mínimo de oito horas de sono diárias, para muitos, cinco ou seis horas são suficientes. É fundamental conhecer os limites do organismo para não comprometer e afetar o desempenho diário.

O sono é um momento reparador, que serve de pausa e recomposição. Enquanto você está dormindo, seu corpo trabalha para restabelecer as funções do organismo, e, assim, mantê-lo ativo e produtivo diariamente.

Quem dorme pouco ou tem insônia precisa identificar as causas e adotar novos hábitos. Segundo a Associação Brasileira do Sono – ABS, a insônia pode estar relacionada a situações de ansiedade, estresse, depressão, ambiente inadequado, entre outros.

A rotina acelerada, preocupações com o trabalho, desemprego ou dificuldades financeiras costumam ser gatilhos para desencadear o abalo do estado emocional e interferir na qualidade do sono.

Segundo a instituição, mais de 70 milhões de brasileiros são acometidos pela dificuldade de dormir bem à noite. O acúmulo de noites mal dormidas motiva o déficit de atenção e concentração, elementos tão necessários para ter disposição e produtividade.

Como garantir uma boa noite de sono

A regularidade do sono depende dos hábitos e do ritmo de vida. O sistema imunológico cria defesas, para que o organismo combata as tentativas de invasão dos microorganismos nocivos à saúde, mas é preciso ajudá-lo nesse fortalecimento.

Para isso, dormir bem é uma das atividades que deve ganhar atenção com a adoção ou alteração de algumas práticas na rotina. Veja o que você pode fazer para melhorar a qualidade do seu sono!

Crie uma rotina

Se a cada noite você dormir em um horário diferente, seu organismo terá dificuldades para compreender as oscilações e dificilmente funcionará de modo correto — estabeleça regras para o seu sono.

Procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários, para que o corpo também regule o relógio biológico e junto com o cérebro, mantenha o equilíbrio durante o tempo de repouso — lembre-se de que todo excesso é prejudicial à saúde, portanto, não durma menos ou mais do que o necessário.

Desligue a TV e outros aparelhos eletrônicos

A luminosidade das telas da TV, smartphone ou tablet é uma inimiga do sono. O ideal é que esses equipamentos sejam deixados de lado, pelo menos 30 minutos antes de você se deitar para dormir.

Use o celular apenas para programar o despertador, colocando-o longe, vencendo aquele desejo incontrolável de passear pelas redes sociais antes de “pegar no sono”. Embora muitas pessoas pensem que esse é um artifício saudável, as funções cerebrais permanecem ativadas, impedindo uma noite de sono tranquila.

Prepare um ambiente confortável

As noites muito geladas ou quentes podem comprometer uma boa noite de sono, se o ambiente não estiver confortável. Para um dia de calor ou de frio intenso, ajuste a temperatura para manter o clima adequado.

Cuide para que o travesseiro, colchão, os lençóis ou cobertores estejam sempre limpos e macios. Evite usar roupas que agridam a circulação ou causem uma sensação diferente da temperatura marcada para a noite.

Deixe o ambiente o mais escuro possível e evite longas reflexões sobre o dia ou a vida. Esvazie a mente, aproveitando o momento para que o corpo relaxe e elimine as tensões acumuladas na musculatura.

Não consuma álcool e cafeína

A cafeína é, comprovadamente, um estimulante para as funções cerebrais que desperta ao invés de relaxar. Tomar um café antes de dormir, certamente causará insônia na madrugada, você pode trocá-lo pela cevada ou café de milho. Café, refrigerantes, chás gelados e bebidas alcoólicas não devem ser consumidos.

Embora para muitos, o álcool proporciona relaxamento, o fato é que você pegará no sono mais rápido, mas não com a qualidade desejada. Ao invés de um sono tranquilo e calmo, sua noite pode ser agitada, mesmo enquanto você estiver dormindo.

Leia antes de dormir

Se ao deitar você sentir dificuldades para dormir, ou no meio da noite for acometido por uma insônia, não ligue a TV ou celular na esperança de voltar a ter um sono rápido. Escolha um livro e leia até começar a sentir sua mente relaxada e o peso das pálpebras.

Lei algo positivo, que seja leve e ajude o cérebro a se desligar até que o sono vença e você possa aproveitar as horas de descanso. Ilumine apenas o que você estiver lendo, usando uma luz amarela, e, assim, o sono voltará mais rapidamente.

Pratique atividades físicas regulares

Exercitar os músculos, também é uma forma de aliviar o estresse a as preocupações do dia a dia. Ao gastar energia, o corpo pedirá descanso, o que ajuda a dormir bem durante a noite.

O exercício físico é excelente para a saúde do corpo e da mente, portanto, deve ser praticado com regularidade, ao menos três vezes por semana. Atividades como Pilates, caminhadas e corridas ajudam a fortalecer a estrutura corporal, além de aumentar a disposição no cotidiano.

Tenha uma alimentação saudável

Todas as dicas anteriores dependem de uma alimentação saudável e balanceada. Pouco adiantará praticar atividades regulares e dormir nos mesmos horários, se você não tiver uma alimentação adequada.

O organismo depende de nutrientes essenciais para manter o corpo e a mente saudável. A combinação de alimentos deve considerar o consumo de proteínas, vitaminas e minerais.

Outro aspecto importante para dormir bem é determinar a quantidade de consumo nas refeições que antecedem o sono. Ingerir alimentos com excesso de carboidrato ou gorduras vai impactar na digestão, consequentemente, surge aquela sensação desagradável de peso e desconforto.

Evite jantar e deitar logo em seguida, preferindo alimentos leves, de fácil absorção pelo organismo. Dê preferência aos legumes, verduras e frutas, em porções moderadas que exijam menos na digestão.

Dormir bem é uma combinação entre os hábitos, objetivos e a qualidade que você deseja para a sua vida, estando relacionados à saúde e bem-estar. Acordar com disposição e energia, faz com que o dia seja mais produtivo e agradável.

Se você gostou deste post, aproveite a visita em nosso blog e saiba também como estabelecer o equilíbrio na relação entre a alimentação e o sono. Sua vida será mais saudável depois que você adotar novos hábitos!

Facebook Comments

sobre saude7 saude7

Avatar

Além disso, verifique

Chorar faz bem? Descubra!

Chorar faz bem: não é só uma expressão emocional natural, mas também é saudável, com …

Deixe uma resposta

×

Portal Saúde comciência

Cuidar da Saúde é o Princípio de Deus...

× Atendimento Online!