Novidades

Campanha de vacinação contra a gripe é realizada em templo adventista em SP

Ação visa imunizar população contra a H1N1 e auxiliar no diagnóstico da Covid-19.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, até 23 de maio de 2020 foram registrados 581 casos de Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG), do tipo Influenza A (H1N1), em todo o Brasil. Em 2019, o País registrou 5.800 casos da doença.

Com o objetivo de imunizar a população e diminuir a concentração de pessoas nos centros médicos – em virtude da propagação da Covid-19 – o templo adventista do Jardim Germânia, na região Sul de São Paulo, em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro, cedeu o espaço para a organização de um posto externo de vacinação, com atendimentos até dia 30 de junho.

Leia também:

A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que, segundo dados do Ministério da Saúde, prevê vacinar cerca de 77,7 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Para Valter Araújo, pastor dos templos adventistas no distrito do Germânia, esta é uma oportunidade de aproximação e envolvimento com a comunidade. “Isso mostra quão relevante uma igreja pode ser para a comunidade onde está inserida. Uma vez que estamos com nossos cultos suspensos, as portas continuam abertas fazendo a diferença na vida [dos moradores] da nossa comunidade”, afirma.

Veja fotos da ação na galeria:

Influenza

A Gripe Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório e possui três tipos: A, B e C. O vírus influenza A é o responsável por grandes pandemias e é encontrado tanto em humanos como em alguns tipos de animais. O B afeta exclusivamente os humanos em pandemias sazonais, enquanto o C afeta humanos e suínos, porém com infecções respiratórias leves.

O vírus Influenza A possui subtipos como o H1N1, que tem como principais sintomas a febre acima dos 37,8 ºC, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular, nas articulações e de garganta, fraqueza, corrimento nasal e tosse seca.

Um adulto pode transmitir o vírus da Influenza em até 7 dias após o estabelecimento da doença, principalmente nas primeiras 24h antes do início dos sintomas. Crianças e pessoas imunocomprometidas transmitem por mais tempo.

Vacina como prevenção

Para a bióloga Aline Dutenkefer, que levou os três filhos pequenos para tomar a vacina, este é um importante meio de prevenção. “Meu filho mais velho, por exemplo, vai para a escolinha, e estando imunizado é uma proteção para ele e para as outras crianças”, ressalta.

A vacinação contra a Influenza não imuniza contra a Covid-19, mas em virtude da similaridade dos sintomas, auxilia no diagnóstico do paciente.

“Quando praticamos a tomar as vacinas, principalmente [contra] o vírus da influenza, o H1N1, nós evitamos e diminuímos os riscos de contaminação dessa doença, sobrando apenas o coronavírus. Dessa forma conseguimos ter um diagnóstico um pouco mais preciso”, explica Douglas Charpinel, gerente médico do Hospital Adventista de São Paulo.

Fases da vacinação

Realizada em três fases, cada período possui um grupo prioritário. Em março, foram vacinados os idosos e os profissionais de saúde. A segunda fase, realizada em abril, foi direcionada aos doentes crônicos e profissionais de transporte coletivos. Desde 11 de maio, a terceira e última fase da vacinação teve início para atender aos professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, deficientes, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias) e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

“Como esta é uma campanha que acontece anualmente, acredito que este seja um espaço que poderemos contar nos próximos anos”, completa Jussara Maria de Jesus, enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Jardim Germânia.

Mais de 600 doses da vacina já foram aplicadas pelos profissionais da saúde no posto do templo adventista do bairro. A campanha acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, até dia 30 de junho.

Endereço: (Rua Francisco Costabile Paluri, 131, Jd. Germânia).

Confira outros detalhes na reportagem:

 

Facebook Comments

sobre saude7 saude7

Além disso, verifique

Imunologista explica processo de produção e testagem de vacina

Especialista explica como é o processo para se chegar até uma vacina, como a que …

Deixe uma resposta

×

Portal Saúde comciência

Cuidar da Saúde é o Princípio de Deus...

× Atendimento Online!